Você pode aprender os framework mais populares, usar as melhores linguagens de programação e trabalhar nas maiores empresas de tecnologia, mas se você cultivar maus hábitos, vai ser difícil se tornar um desenvolvedor de ponta.
Esse livro não oferece um caminho definitivo ou fórmula predefinida de sucesso. Esse livro é o resultado de uma busca. A busca para descobrir quais hábitos podem ser cultivados para se tornar um melhor engenheiro(a) de software.
"Eu gostaria de ter acesso a esse livro enquanto estava iniciando. As informações apresentadas não são apenas lógicas, não apenas pessoais, mas muito bem apoiadas por opiniões de especialistas ao longo do livro. Uma leitura obrigatória, tanto para iniciantes quanto para especialistas." - Zachary Sohovich, Software Engineer na Nike
Este não é um livro tradicional. Você não encontrará o mesmo formato ou estrutura que um livro comum possui. Na verdade, este livro foi projetado para ser o mais simples e objetivo possível. Você pode seguir a ordem dos capítulos ou lê-los individualmente. Tudo é independente e não depende de conhecimentos anteriores.
No final de cada hábito, você encontrará uma seção marcada como "Perguntas e Respostas", onde entrevisto desenvolvedores sênior e líderes de tecnologia de várias empresas para entender como eles chegaram lá. Fui atrás de gigantes da tecnologia como Google, Amazon, Microsoft e Adobe. Startups poderosas como GitHub, Spotify, Elastic, Segment, GoDaddy e Shopify. E até organizações estabelecidas, como Citibank, BlackBerry e The New York Times.
Essas pessoas vêm de todo o mundo e têm um histórico bastante diversificado. De São Francisco a Nova York. De São Paulo a Montreal. De Londres a Estocolmo. A idéia é apresentar a você não o ponto de vista de apenas uma pessoa, mas uma coleção de idéias sobre como navegar em sua carreira.
Zeno Rocha é um criador e programador brasileiro. Atualmente, ele vive em Los Angeles, Califórnia, onde é Chief Product Officer na Liferay Cloud. Sua vontade por criar software e compartilhar conhecimento o levou a falar em mais de 110 conferências em todo o mundo. Sua paixão por código aberto o colocou entre os top 20 usuários mais ativos do GitHub aos 22 anos. Antes de se mudar para os EUA, Zeno desenvolveu várias aplicações, foi mentor de startups e trabalhou em grandes empresas da América Latina, como Globo e Petrobras.