ABAPORU: COMEDOR DE GENTE OU AUTORRETRATO?
Tarsilinha, sobrinha-neta da artista plástica Tarsila do Amaral, lançou em setembro o livro "Abaporu, uma Obrade Amor". Nele, ela resgata a história do quadro maisfamoso de sua tia e, ao contrário das versões divulgadasaté hoje, o livro expõe uma tese inédita: o Abaporu seria, na verdade, um auto retrato da artista e não de umarepresentação do "homem antropofágico". Segundo a autora, o Abaporu, criado para presentar o então maridoda pintora, o escritor modernista Oswald de Andrade, é um autorretrato, e a figura de pé enorme e cabecinhapequena é a própria Tarsila, refletida no espelho de seuatelier.
É Tarsilinha quem afirma: "Para comprovar minha tese, sentei-me em frente a um espelho na mesma posição emque Tarsila teria ficado no seu atelier para, então, se reproduzir. A inclinação do espelho sugeria as deformações da tela. Um detalhe interessante é queminha tia tinha "pé grego" o segundo dedo do pé maiorque o dedão, detalhe que também aparece no Abaporu".
Além do Abaporu, o livro reproduz as mais importantesobras de Tarsila, óleos e desenhos, que exemplificam aevolução da mais brasileira das artistas. Brasilidade quetransparece em todas as suas telas.