O livro começa com a infância de Pol Pot no Camboja rural e segue sua ascensão ao poder como líder do Partido Comunista de Kampuchea (CPK). Como chefe do CPK, Pol Pot implementou políticas sociais destinadas a transformar o Camboja em uma economia agrária. Estas políticas acabaram por criar um ambiente onde um quarto a dois terços da população do país foi morta durante um período de três anos entre 1975 e 1978.
Este livro descreve seus princípios norteadores para o CPK e seus efeitos devastadores: a coletivização da terra, a execução daqueles percebidos como inimigos de classe, a relocalização de comunidades e a implementação de reformas trabalhistas, entre outras políticas que marginalizaram ou destruíram completamente certas populações cambojanas, tais como as comunidades étnicas vietnamitas e Cham.
Este livro oferece aos leitores uma visão abrangente deste regime opressivo que trouxe violações dos direitos humanos, fome, doenças e morte a milhões de pessoas no Camboja que já estavam sofrendo sob o colonialismo e a guerra.
Para quem estiver interessado em aprender mais sobre um dos genocídios mais devastadores do século 20 ou explorar como conflitos de décadas afetam indivíduos que vivem através deles; "A Breve História de Pol Pot" é uma leitura essencial. Compre-o agora para que você possa se informar sobre o que aconteceu durante este terrível período no passado do sudeste asiático!